Vinde a mim os desanimados, os depressivos, os…



[Texto escrito originalmente para o blog www.juntaki.com.br/tkm


Fico impressionado com o que vem acontecendo. Não sei se é por causa da idade, que provoca todas aquelas incertezas sobre profissão, vestibular, conflito de ideias com os pais, romances mal resolvidos... ou se é isso tudo junto. O fato é: nunca vi tantos jovens entristecidos, desanimados, depressivos.
Todos temos momentos de tristeza. Alguns são mais profundos ou mais duradouros que outros mas, estar assim, não deve ser uma constante na vida. Creio, é claro, que alguns jovens realmente sofrem de depressão (aquela doença psiquiátrica), mas também tenho certeza que muitos que se dizem depressivos não estão.


O que lhes falta é foco, saber pelo que viver. Ninguém pode permanecer saudável mentalmente se acorda só pensando no que vai comer, em que jogo vai jogar no videogame ou pra passar o dia inteiro de bobeira na internet. Você precisa encontrar um motivo a mais pelo qual viver.
Orar e ler a Bíblia são clichês de resposta quando perguntamos o que pode nos ajudar a melhorar... Mas há algo mais: ajudar alguém é a melhor forma de sair do fundo do poço! Dar um estudo bíblico mesmo que não se sinta capacitado (é o Espírito Santo quem capacita, senti isso na prática), ajudar uma criança a aprender um instrumento musical, ajudar jovens a encontrarem o caminho de Deus na escola sabatina, ministrar um curso de pintura, desenho ou qualquer coisa criativa! São inúmeras possibilidades, assim como são inúmeros os dons!

Quando estiver pra baixo e achar que sua vida não faz sentido, lembre-se: Jesus morreu por você pra que você tivesse a chance de viver uma vida melhor. Se sua vida não está melhor, talvez seja porque você não está vivendo por Jesus!



Sim, sua vida tem propósito. Basta você descobrir qual é e se empenhar nisso! Olhe para os seus talentos e dons, pois eles certamente te indicarão o caminho em que deve seguir. Use-os da melhor forma possível e, de preferência, na Obra de Deus! Faça isso e você se sentirá em paz com Ele, cheio de vigor, sabendo que trouxe felicidade para a vida de alguém!




"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30
.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

6 comentários:

  1. Admiro quando você fala “e ler a Bíblia são clichês de resposta quando perguntamos o que pode nos ajudar a melhorar... Mas há algo mais:”. Principalmente por perceber esse algo mais.

    Eu não me sinto muito mais afastado de Deus por não estar lendo a bíblia em momentos de procura por ajuda. Muito pelo contrário. Isso faz parecer que a solução de todos os problemas é simples demais e, diante de tanta coisa que penso estar errada, eu tenho certeza que não é. Sinto-me afastado quando percebo as vezes que faço pouco por outras pessoas, quando percebo que poderia ter feito alguém sorrir e não fiz, quando deixo, mesmo sem intensão, de agradecer a um bem feito a mim, enfim. Quando percebo que estou tirando-O de dentro de mim. Algumas pessoas esquecem que Deus também está dentro da gente e certas ações são ações que seriam feitas por Ele. O mundo seria menos triste se todos adorassem. O mundo deixaria de ser triste se todos se fizessem imagem e semelhança de Deus.

    Saudade de você, irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ver sua resposta aqui, Lucas!

      Sim, realmente há muito mais a se fazer. A salvação é fácil, basta aceitar o sacrifício de Jesus por nós. Mas pra satisfação pessoal, uma vida cheia de propósito, precisamos de algo mais. Ler a Bíblia é essencial pra que ouçamos o que Deus pretende de nós, quais Seus planos e tudo o mais, mas só ler a Bíblia não soluciona nada se não estivermos tendo uma vida cristã prática! Praticar o que a Bíblia diz é a parte mais essencial do aprendizado cristão, e isso inclui fazer o bem, trazer o sorriso aos outros enquanto damos nosso melhor, demonstrar gratidão e tantas outras coisas esquecidas pela humanidade! Os que tem o conhecimento de Deus devem usar suas mãos como as mãos de Deus nesse mundo e, como você falou, esquecemos disso!

      Espero te encontrar mais vezes esse ano, meu irmão.
      Também estou com saudades!

      Excluir
  2. Não é fácil ser jovem num mundo sem perspectivas. Não é fácil ser um jovem cristão quando andar na contramão é passaporte certo pra possíveis depressões.
    Vc chegou no ponto certo: foco! Escolher um caminho e seguir sem olhar pros lados. Estufar o peito e levantar sua bandeira, de salvação, de compromisso social, de respeito etc.
    Precisamos olhar além do que vivemos aqui. Viver com ideal e Esperança traz a certeza de conquista! Parabéns pelo texto, Bil! Que Deus continue te usando pra alcançar corações sinceros e ansiosos por mudanças! Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cris! Ore por mim. Quero ser tudo o que falo.

      Excluir
  3. ótimo texto!
    sou uma jovem de 18 anos q sofre deste mal...
    mas uma frase me chamou atenção... "Se sua vida não está melhor, talvez seja porque você não está vivendo por Jesus!"
    orem por mim (:
    seguindo o blog, me chamou atençao por conta do sobrenome "Cayres" , é o mesmo do meu namorado Felipe, e acabei encontrando um post sobre um assunto q me persegue... interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Fico feliz que esse texto tenha servido pra você. Seu nome está na minha lista de oração! Te adicionei no Google+. Se quiser fazer pedidos de oração mais específicos, fique à vontade. Deus te abençoe!

      Excluir