Faculdade – Pra quê?



[Texto escrito originalmente para o blog www.juntaki.com.br/tkm]

Mais um ano está começando e tenho certeza que alguns de vocês estão começando uma nova fase de suas vidas: A FACULDADE. Uns animados, outros receosos e alguns até indiferentes, mas todos estão cheios de incertezas. "Será que a universidade é tudo aquilo que ouvi?", "será que vou me dar bem?" ou "será que é isso mesmo que quero?".

Amigo, a universidade é tudo aquilo que você ouviu com uma pitada a mais de desespero. Não é querendo te assustar, mas tudo lá depende muito de você. Se sua educação foi de receber tudo "mastigado", se prepare para a mudança. Mais não é esse aspecto que quero abordar nessa conversa contigo.

Acredito que você, como cristão, crê que foi Deus quem o colocou nesse curso, nessa universidade, certo? Você já parou pra se perguntar com que propósito? "Ah, Deus quer me usar nessa profissão". Tá bom, mas... e durante a faculdade? Deixa te dizer uma coisa de uma forma bem clara: nada nessa vida é sem um propósito. Isso é bíblico! Se você está ali não é apenas pela sua formação! Você deve ser um influenciador no meio onde estiver.

Muitas são as tentações do jovem universitário (principalmente se você veio de um colégio adventista ou de princípios cristão. Não é a ausência das orações e meditações que fará falta). Você notará a falta de princípios. Meninas "fáceis", festas regadas a álcool, colegas fumando coisas estranhas... Também encontrará uma "Ciência" que se diz única explicadora das coisas presentes no mundo. Ela diz que Deus é desnecessário, ultrapassado e criado por pessoas ignorantes que buscavam no desconhecido a resposta para as suas perguntas. "Nos tempos de ciência e razão de hoje, cheios de conhecimento, esse deus é somente um genocida, homofóbico, injusto e extremista, que não permite a ninguém usufruir do seu livre-arbítrio!". É, eu já ouvi isso.

Jesus diz que devemos ser a luz do mundo. Se precisamos ser a luz, significa que o mundo está cheio de trevas. Se nós nos calarmos, tentarmos cobrir a luz, estaremos em trevas também!

"Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz. Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você". Lucas 11:33-36

Jesus nos deu uma dupla incumbência: devemos estar iluminados e devemos iluminar. Para estar iluminado, busque a palavra de Deus em oração. Sei que não é muito fácil fazê-lo todos os dias até mesmo pelo cansaço, mas é estritamente necessário. Sem exageros, nossa vida depende disso. E a vida eterna também! Precisamos ser os homens que o mundo não deseja, mas precisa! Precisamos ter fibra para ir de encontro ao que for falso, precisamos ser firmes para levar avante a obra do Senhor! Muitas das pessoas com quem entraremos em contato na faculdade podem estar tendo sua única oportunidade de ouvirem sobre Jesus. Lembre disso!

“A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.“. – Ellen G. White – Educação, pág. 57.

Sejamos esses homens, meus amigos. Não importa quão difícil seja ou quantas vezes você caia (todos caem), NÃO DESISTA. Vamos firmes e, juntos, contaremos uns aos outros, lá no Céu, o quanto Deus nos usou na universidade. Agora você sabe pra quê entrou.

Que Deus os abençoe!


.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário