Folder e livreto - Projeto IV



Olá novamente!

Já faz algum tempo que eu deveria ter postado isso, pois já faz um ano que peguei essa matéria e produzi esse material, mas sempre estive enrolando e pensando que depois faria isso. Finalmente reimprimi os trabalhos pra que pudesse postá-los.

O Projeto IV, matéria central no Design, dá ênfase ao projeto editorial. Os trabalhos deveriam ter a temática escolhida por nós, mas seguindo o seguinte requisito: o primeiro deveria ser um folder de duas dobras (baixa complexidade), o segundo deveria ser um livreto canoa (média complexidade) e o terceiro deveria ser um livro (alta complexidade).

Por isso aceitei uma sugestão do professor Walter Mariano e fiz o folheto sobre uma tipografia. Primeiramente escolhi uma de determinada época e pesquisei sobre seu criador. Traduzi alguns textos em inglês e criei meu próprio conteúdo. No caso, o tipógrafo escolhido foi o Justus Erich Walbaum. O resultado é o seguinte.





Em seguida tive que fazer o livreto. Não sei exatamente porquê, mas nesse semestre estava com o escravismo na cabeça. Assim que o professor falou como seria o esquema dos trabalhos, imaginei tudo do início ao fim: começaria com o panfleto sobre o tipógrafo da época da abolição da escravatura, depois faria um livreto sobre a escravidão e, por fim, fecharia com chave de ouro, produzindo o livro "As Vítimas-Algozes". E foi isso que eu fiz.

Encontrei belíssimas imagens (e outras terríveis pelo teor) no arquivo do Museu Nacional do Rio de Janeiro e depois de ler e pesquisar bastante, gerei todo o conteúdo textual do livreto. Foi um trabalho que me fez definir uma ideia sobre o escravismo e a malignidade desse ato. Acho que todo mundo precisaria pensar nessas coisas de maneira aprofundada... Ele tem 16 páginas e fotos reais da época.



Nada é mais comum ao escravo africano que os olhos. Olhos vazios, de pessoas  que tiveram os sonhos, sentimentos, desejos e até a alma roubada de forma covarde pelo "tão superior" homem branco.

Nunca vi imagem mais chocante sobre a escravidão que essa. Queloides terríveis causadas pelos acoites. 



Com relação ao terceiro trabalho do semestre, o livro "As Vítimas-Algozes", ele pode ser visto no link a seguir (ele foi postado no ano passado, exatamente ao fim da matéria da faculdade. Eu estava sem câmera, então as fotos foram feitas com um celular. Ainda me cobro tirar fotos melhores e repostar o trabalho, mas isso fica pra outro momento): http://www.bcayres.com/2011/07/as-vitimas-algozes.html

O que vocês acharam?

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

1 comentários:

  1. Jow, que aula! Não estudei design gráfico, muitas coisas eu não sei, pego no ar ou vou pesquisando, mas essa aqui foi bem legal. Juntei o que sabia com o que li e o resultado foi uma nova ideia. Valeu! Parabéns.

    ResponderExcluir