Ivete Oliveira: Ícone da Enfermagem Brasileira




Recebi uma pasta. Dentro dela estavam os originais para editoração. Entre os autores, figurava o ex-governador da Bahia, Roberto Santos. Aquilo deveria dar origem ao livro biográfico sobre a senhora Maria Ivete, importante figura da enfermagem no Brasil. O livro tem 200 e poucas páginas e mais de 60 imagens.

Assim que comecei a pensar no projeto, ele praticamente formou-se em minha mente. Só precisei colocar no papel aquilo que já estava pronto na cachola.
O projeto gráfico ficou mesmo BEM bonitinho. Cuidadoso, delicado, feito com carinho. Gosto bastante de fazer coisas que envolvam fotos antigas, atos históricos, memória pessoal. É bem legal conhecer mais de um período em que não vivi. Dá até uma vontade de ter vivido aquele tempo...

O grande problema desse projeto foi a capa. Havia pensado em várias coisas, mas uma sugestão tinha me sido  apresentada... e essa sugestão trazia uma foto bem difícil. Dona Ivete, bastante séria, fotografada para uma revista de enfermagem lá pelos anos 80. E essa imagem seria escaneada dessa revista. Ainda tinha um fundo preto intenso... E agora? O que fazer com isso?


Essa foi a primeira sugestão. Um duotone deveria resolver a questão do fundo preto intenso. Desconsidere a qualidade da impressão! A impressora estava com problemas.


Em seguida, tentei fazer essa capa. Ainda é a minha preferida, com todos os cantos arredondados, bela borda branca e muito mimosa (mimosa é uma palavra engraçada, mas não achei nada melhor. hahaha). Essas capas não convenceram meus superiores, então aceitei uma sugestão muito boa: trocar a foto. Escolhi uma muito mais simpática, de uma Ivete sorridente.


As autoras amaram o projeto gráfico e a capa (apresentei somente esse modelo), inclusive pediram pra levar essa capa pra casa... mas não puderam aceitá-la. A foto da capa tinha mesmo que ser aquela outra.

Aceitei algumas sugestões e resolvi não complicar mais as coisas. A capa seria simples, mas com detalhes dignos. Escolhemos uma cor especial para a capa, um Pantone metálico (por ser metalizado, o título do livro não fica com a leitura comprometida. Talvez a foto dê essa impressão), e uma cor especial para a contra-capa, um Pantone azul, semelhante à cor da roupa de Maria Ivete.

Esse foi o resultado após finalização e impressão:















E aí, o que vocês acharam?
Esse é meu primeiro offset!

:)

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho Bill!!!!!!
    Muito bonito e caprichoso, é isso que diferencia um trabalho do outro, a qualidade e comprometimento de quem o faz.

    Sucesso!!!!!

    ResponderExcluir